Associação, sem fins lucrativos, adopta a denominação “A PUCA- ASSOCIAÇÃO POR UMA CAUSA ANIMAL”, tem a sua sede  na freguesia da Quinta do Conde, no concelho de Sesimbra, no distrito de Setúbal e constitui-se por tempo indeterminado.

A associação tem o número de pessoa colectiva.

No desempenho dos objectivos da Associação, poderá a associação contar com a ajuda de colaboradores e de voluntários, sem que os mesmos sejam associados da associação.

Tanto os colaboradores como os voluntários desempenharão as funções que lhes forem incumbidas pela direcção, e no respeito pelos princípios defendidos pela associação e para a prossecução dos objectivos da mesma.

Com vista à obtenção de fundos para a prossecução dos objectivos da associação, poderá a mesma proceder à:

• Recolha de alimentos e donativos em campanhas (Supermercados, Hipermercados ou centros comerciais);
  • Venda de artigos para angariação de fundos:
  • Venda de rifas;
  • Leilões;
  • Almoços, jantares e lanches solidários;
  • O apadrinhamento de animais que se encontrem aos cuidados da associação.

Podem ser associados as pessoas singulares, maiores de dezoito anos, que aceitem prosseguir os fins visados pela Associação e que nela se inscrevem, mediante proposta apresentada à Direção.

Haverá três categorias de associados:

a) Fundadores - serão aqueles que intervieram no ato da escritura pública de constituição da Associação.

b) Efetivos - serão aqueles que se proponham colaborar na realização dos fins da Associação obrigando-se ao pagamento da joia e quota mensal, nos montantes fixados pela Assembleia Geral.

c) Honorários e Beneméritos - serão aqueles que, através de serviços, donativos ou ações, deem contribuição especialmente relevante para a realização dos fins da associação e como tal sejam proclamados pela Assembleia Geral, sob proposta da Direção.

A Associação, no que tange a sua decisão de manter abrigo para animais, acolherá o número de animais que puder manter, de acordo com as condições de sua disponibilidade financeira e de seu espaço físico, sempre com vista ao preparo dos animais acolhidos para adoção futura, com exceção àqueles que a entidade considerar por bem mantê-los sob sua guarda.

Em Agosto de 2011, Lídia Gama fundadora e presidente da ASSOCIAÇÃO PUCA criou um álbum de fotografias de artigo doado na sua página pessoal do Facebook chamado:
O Bazar dos gatinhos da Quinta do Conde
Cujos donativos reverteram para se pagar: Exames, medicamentos, esterilizações, comida, etc.
De várias gatinhas e gatos que foram resgatados do campo da bola do ADQC (Qª do Conde).
Como esse álbum teve êxito, deu-se continuidade e chamou-se então, ao novo álbum:
PUCA = Por Uma Causa Animal.
Todas as angariações de donativos reverteram na totalidade para todos os animais que Lídia Gama ajuda ou tem a seu cargo.
Lídia prosseguiu o seu trabalho ajudando vários animais, que resgatou da rua e acolheu em sua casa, assim como alguns animais que estão na rua, ajudando também famílias com animais, mas que possuem baixos recursos económicos.
Quer castrando, vacinando, esterilizando, desparasitando e alimentando tudo com donativos.
Pensado sempre no bem-estar animal, realizou um dos seus velhos sonhos constituir uma associação para dar continuidade ao seu projeto de ajuda animal.
Em 5 de Junho de 2013 a PUCA foi constituída associação com a seguinte
denominação: ASSOCIAÇÃO POR UMA CAUSA ANIMAL, também designada abreviadamente por a "A PUCA".